Gatilhos Mentais são uma espécie de atalho que nosso cérebro utiliza para tomar decisões melhores ou mais produtivas.
A eficiência do seu uso tem sido testada e aprovada desde que o Homem é Homem.
E com a disseminação das VENDAS através do MARKETING DIGITAL, eles acabaram se tornando os grandes aliados de quem precisa ESCREVER, PROMOVER E CONSTRUIR UMA BOA OFERTA.
Hoje irei me ater a CINCO GATILHOS MENTAIS básicos e que podem ajudar muito a VENDER MAIS E MELHOR:
1°) AUTORIDADE
Sem sombra de dúvidas o melhor gatilho na minha opinião.
Pois, quando você é CONSIDERADO AUTORIDADE as pessoas naturalmente compram seu produto ou seu serviço.
Autoridade nada mais é do que SER PERCEBIDO COMO ESPECIALISTA.
E para ser percebido como Especialista é necessário se PREPARAR, SE VESTIR, FALAR E COMUNICAR como um ESPECIALISTA.
O gatilho da AUTORIDADE exige muito, mas FACILITA MUITO.
Para aplicá-lo em sua CARREIRA, recomendo você SER para depois buscar o TER.
2°) PROVA SOCIAL
Se eu tiver 10 depoimentos de 10 Empresários diferentes que passaram a VENDER 20% MAIS depois de contratarem minha Consultoria de Gestão Estratégica de Vendas, certamente será muito mais fácil de VENDER minha Consultoria.
A prova social é extremamente NEGLIGENCIADA por inúmeros PROFISSIONAIS e EMPRESAS.
É basicamente, CONSEGUIR UM DEPOIMENTO ou uma sequência de MOMENTOS REGISTRADOS QUE COMPROVEM SUA AUTORIDADE.
Seja por conversas, texto, vídeo ou até foto.
Se você GERA RESULTADOS o Mundo precisa saber.
3°) HISTÓRIA
Imagine que você tenha 20 anos de carreira, fale 3 idiomas, tenha feito cursos e formações pelo Mundo todo, tenha atendido mais de 200 pessoas e essas pessoas tenham obtido resultados extraordinários em suas Vidas, porém…Ninguém sabe disso.
Contar sua História de Vida é na minha opinião, o melhor MÉTODO DE VENDAS.
Simplesmente porque ela é INCOPIÁVEL.
E também porque ela RETÉM MAIS ATENÇÃO do possível comprador.
E por fim, ela DESPERTA MUITO MAIS ELO EMOCIONAL.
4°) PORQUE
O gatilho do “porque” funciona muito bem justamente “porque” explica o “porquê” das coisas.
E é um dos MAIS SIMPLES de ser aplicado.
Dizer o PORQUÊ devo comprar, muitas vezes basta para que eu compre.
Um porquê é uma EXPLICAÇÃO. Uma JUSTIFICATIVA. Um MOTIVO.
Quando você EXPLICA O PORQUÊ, você simplesmente VENDE MAIS.
5°) ESPECIFICIDADE
Ser Específico é como ter um PORQUÊ, só que ESPECÍFICO.
Por exemplo…
Compre agora “porque” são os 4 últimos e “porque” das 36 pessoas que já compraram, 34 já aumentaram em 30% as Vendas, enquanto as outras 2 aumentaram 50% suas Vendas.
Enfim, notem que todos eles se complementam e que podem AJUDAR MUITO a montar uma BOA PROPOSTA DE VALOR aos seus futuros clientes.
Ter clareza de que esses gatilhos otimizam a MENTE DO CLIENTE, também poderá fazer com que você OTIMIZE SUAS VENDAS.
Até breve!!
Ramon de Leon – Life Coach