COMO SER MAIS PRODUTIVO? 05 DICAS DE PRODUTIVIDADE
Com a alta demanda de tarefas do dia-a-dia, todos nós estamos em constante luta contra a procrastinação, e isso está ligado à nossa produtividade. Não são dois opostos, continue lendo o artigo e eu explico tudo pra você!
Quase todas as pessoas que estão em busca da alta performance estão constantemente querendo melhorar sua produtividade.
Hacks, dicas, jeitinhos, fórmulas mágicas são termos comuns que ganham cada vez mais espaço nos blogs e vídeos na internet.
O dia perfeito de muita gente acaba sendo executar toneladas de tarefas durante o dia, e isso se torna sinônimo de produtividade: execução em massa.
Neste ponto, a produtividade acaba se confundindo com a gestão do tempo, que é um assunto igualmente complexo. Para começarmos a falar sobre o assunto de produtividade é preciso dissociar ambos os assuntos.
Produtividade é a capacidade de produzir, e a gestão do tempo é como você organiza as tarefas do seu dia e delega tempo pra cada uma delas, com o objetivo de produzir algo.
Como é possível então, atingir uma alta produtividade? Chegamos então na parte das 5 dicas:
1 – Organize seu tempo:
O primeiro é um clichê, existem diversas palestras e livros sobre, mas eu vou te falar uma técnica que uso pra organizar meu tempo. Vá no Excel ou no Google Spreadsheets, crie uma planilha de 7 colunas, uma pra cada dia na semana, depois faça 48 linhas (uma pra cada meia hora do dia). “Pinte” os blocos de tempo que você está dormindo, comendo, no trânsito, etc. Agora você tem uma visão macro do seu tempo livre e como você pode organizar suas tarefas.
2 – Utilize um bloqueador de redes sociais:
Redes sociais são ótimas para falar com aquele parente ou amigo distante e não perder contato com ex-colegas de trabalho ou faculdade. Também são ótimas para nos distrair por algumas horas, por isso, com o exercício da dica anterior, defina quanto tempo por dia vai passar nas redes sociais e use um bloqueador de redes sociais no seu smartphone. Se você usa Android, pode usar um app chamado “Stay Focused”. Se você usa iPhone, esta função vem nativamente no celular, basta procurar por “Limite de Uso”.
3 – Tenha clareza no objetivo:
O que você quer alcançar fazendo as tarefas que você está fazendo agora? Toda vez que você for fazer algo, tenha muito claro na sua mente o que você quer alcançar e divida isso em várias metas alcançáveis para mensurar o seu progresso nesta tarefa. Exemplo: quero escrever um artigo com 5 dicas de produtividade. Para escrever um artigo eu preciso fazer introdução, dica 1, dica 2, dica 3, dica 4, dica 5, conclusão, e escolher um título bacana. São 8 tópicos, ao completar cada um eu vou estar completando 12,5% do objetivo total. Peter Drucker fala que o que não é medido, não pode ser mensurado.
4 – Defina a importância de cada tarefa
Após organizar as tarefas e definir o tempo para cada uma delas, é fundamental definir qual serão as tarefas prioritárias, isto é, as que devem ser terminadas primeiro. Isso ajuda a você organizar o seu dia e colocar as tarefas mais importantes no início do seu dia. Se todas as tarefas são igualmente importantes, tente pensar: “qual dessas tarefas é imprescindível para o andamento do projeto que não pode ser adiada para outro dia?”
5 – Faça pausas
Existem diversas técnicas de pausas entre tarefas, quase todas derivam de uma técnica chamada Pomodoro. Esta técnica se resume em fazer pequenos intervalos entre blocos maiores de trabalho, por exemplo: trabalhe 30 minutos focados e descanse 5. O tempo do bloco de trabalho e do bloco de descanso varia de pessoa pra pessoa. É interessante que há dias que eu utilizo blocos de 20 minutos de trabalho e dias que utilizo blocos de 60 minutos, é uma variável bem flexível.
Bom, com cada uma dessas dicas espero que você consiga organizar suas tarefas e produza cada vez mais! Se você gostou deste texto, não esqueça de mandar para aquele seu amigo ou colega que está precisando melhorar a produtividade!
Vejo você aqui novamente no blog da Federação Internacional de Desenvolvimento Humano!
Eliabe Junior, Life Coaching.