05 PRÁTICAS PARA TER UMA MELHOR INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Atualmente muito se fala nessas duas palavras; INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, as quais representam, para muitos, um conhecimento diferenciado, o qual através de seu uso temos o controle de nossas próprias emoções e usufruirmos deste conhecimento em benefício próprio e podemos compreender além de nossos próprios sentimentos, os sentimentos e comportamentos das outras pessoas.

  • Conhecer as próprias emoções.

Para termos uma melhor Inteligência Emocional iniciamos com a prática de conversar consigo mesmo. O autoconhecimento!!! É uma prática muito difícil, não vou dizer que é fácil, mas à medida que você avança nessa prática, você não só amadurece como pessoa e profissional, você avança no PODER DE USAR A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL a seu favor em qualquer situação. Mas qual a dificuldade nisso? Quando estamos buscando conhecer as nossas próprias emoções geralmente somos desencorajados ou na maioria das vezes somos metralhados por pensamentos negativos, os quais chamo de “sabotadores”.

Primeira prática; “Eliminar os sabotadores”.

  • Controlar as Emoções.

“O sábio age, um tolo reage” essa frase, do filme PODER ALÉM DA VIDA, representa muito bem a prática que devemos ter para desenvolvermos a nossa inteligência emocional.

Para controlarmos as emoções sugiro duas; A primeira delas é a da respiração. A simples ação de encher o pulmão de ar e soltar lentamente te dá o controle sobre você A segunda é saber o seu estado momentâneo emocional. A sua reação emocional não necessariamente deve ser de calmaria. A raiva, muitas vezes nos faz mal, mas em algumas é benéfica e deve ser usada para uma reação POSITIVA.

Segunda prática;

Respiração, usar o seu estado emocional momentâneo a seu favor e não reagir aos gatilhos de descontrole emocional.

  • Automotivação.

A prática de mentir, EVENTUALMENTE, para você mesmo te leva a aumentar a sua AUTOMOTIVAÇÃO. Muitos dias acordamos pra baixo, sem vontade de fazer algo produtivo e valioso. Nesses dias algumas pessoas podem até te incentivar com palavras e ações de encorajamento, porém ninguém tem mais poder de fazer você sair da inércia do que você mesmo.

Se não quiser ir a academia com preguiça, minta! Olhe no espelho e diga; vá! você em breve será um Adriano Vanderlei inundado da Mindset de alta performance.Se não quiser ir para o curso, minta! Olhe no Espelho e diga; vá! em breve você será um Nilton Costa, transbordando de conhecimento e desenvolvendo pessoas, além de achar talentos. Se não quiser se desenvolver profissionalmente estudando pessoas, como pensam e agem, apoiando o RH (Recursos Humanos) de sua empresa, minta! Olhe no espelho e diga; vá! você em breve será uma Monica Sales, palestrante e treinadora de como eliminar, justamente uma das coisas que mais tentam acabar com sua AUTOMOTIVAÇÃO, os sabotadores.

Terceira prática;

Minta e crie estímulos positivos no caminho difícil para o objetivo.

A prática do amor e do sentir pelo outro. É, se você neste momento pensa que é difícil praticar isso para termos uma melhor Inteligência Emocional, eu não vou dizer que não é, porque na verdade é.

Somos biblicamente orientados até a amar nossos inimigos, mas nesse caso eu lhes digo, se você tem inimigos, você deve urgentemente parar, refletir e redirecionar seu modo de ser e agir. Quem desenvolve a Inteligência Emocional não tem tempo para rancor, ódio, inimizades e inimigos. Ame ao próximo como a você mesmo. Se ame, ame e dê a oportunidade de ser amado.

“…O amor é maior do que a esperança. O amor é melhor do que a fé. O amor tudo sofre espera e não se cansa. O amor é o perfeito dom de Deus.”

Clóvis Pinho

Quarta prática;

Se ame, ame e dê a oportunidade de ser amado.

  • Saber se relacionar interpessoalmente.

Chegamos a quinta e última prática da Inteligência Emocional. Chamo-a de arte, a arte de juntar todas as outras 4 práticas. Vamos revisá-las?

1 – Conheça suas emoções. Você é dono da sua mente e responsável por seus comportamentos e atos. ELIMINE OS SABOTADORES.

2 – Controle suas emoções. Seja Sábio!!! Não reaja, aja. Controle suas emoções. Você é dono da sua mente e responsável por seus comportamentos e atos. RESPIRE, USE SEU ESTADO EMOCIONAL MOMENTÂNEO A SEU FAVOR e NÃO REAGE AOS GATILHOS DE DESCONTROLE EMOCIONAL.

3 – Se AUTOMOTIVE, MINTA, CRIE ESTÍMULOS POSITIVOS NO CAMINHO e SE ENCHA DE MOTIVAÇÃO.

4 – SE AME, AME e DÊ A OPORTUNIDADE DE SER AMADO.

Junte os 4 e você fará a quinta prática para ter uma melhor inteligência emocional que é;

Se conhecer, se controlar, se auto motivar, e se amar e deixar ser amado.

Sendo assim, você com certeza saberá se relacionar com você mesmo e com outras pessoas, a tão falada relação interpessoal.

Você se conhece, ninguém vai lhe dizer quem você é.

Você se controla, ninguém irá desequilibrá-lo.

Você se motiva, ninguém te colocará para baixo, você é feliz consigo mesmo.

Você se ama e ama os outros, você sempre é bem-vindo, requisitado pelos outros e sempre será bem relacionado. Não tem mistério, não é mágica, nem caldo de cana que faz na hora.  “A prática leva a excelência.”

Então pratique e pratique muito essas ações e você, a cada dia mais, terá uma MELHOR INTELIGÊNCIA EMOCIONAL.

Nós somos o que repetidamente fazemos. A excelência, então, não é um ato, mas um hábito” (Will Durant)

Eligleidson Lopes, Life Coach

1
Olá! Em que posso ajudar?
Powered by