TRANSIÇÃO DE CARREIRA - COMO O COACHING PODE ME AJUDAR?

Independentemente da idade, em algum momento da vida, as pessoas decidem mudar, mudar de hábitos, mudar de emprego, mudar de estilo ou mudar de carreira. E essa mudança pode ser impulsiva e causar muitas consequências, pode ser planejada e proporcionar muitos benefícios ou pode ser forçada por necessidade financeira ou de mercado.

A transição de carreira pode ocorrer por vários motivos, como:
Estresse excessivo e a falta de tempo pra vida pessoal na atual profissão;
Demissão inesperada devido a crise em determinados setores ou a mudanças da própria empresa;
A profissão está deixando de existir ou mudando devido a evolução tecnológica;
A ausência de um propósito, de sentir prazer naquilo que faz;

Muitas pessoas escolhem uma profissão por influência dos pais, outras escolhem o trabalho que paga melhor e outras seguem a maré e fazem o que conseguem. Quando isso acontece, é possível que o estresse, a decepção, a desmotivação, a falta de propósito e até mesmo o cansaço se façam presentes na vida desta pessoa. Isto ocorre porque ela está realizando uma atividade por qualquer outro motivo, menos por um propósito profissional.

E quando chega um momento na vida em que essas pessoas percebem que precisam mudar de profissão, muitas outras coisas surgem, medo, dúvida, frustração, insegurança, ou simplesmente o não saber por onde começar. Não são apenas informações técnicas como demandas de mercado de trabalho ou financeiras de como manter as despesas, mas envolve principalmente questões emocionais, de planejamento, de desenvolvimento e neste momento o Coaching é uma ferramenta extremamente eficaz para direcionar as pessoas na realização dos seus sonhos e na transição de sua carreira.

O Coaching proporciona a identificação do propósito de vida, onde o profissional poderá associar suas habilidades com aquilo que gosta de fazer e com uma profissão que se identifique. O Coaching permite também identificar os sabotadores e as crenças limitantes como os pensamentos de “derrota” e “fracasso” e os “medos de não conseguir”. Além de oferecer ferramentas de planejamento que vão auxiliar na elaboração de metas relevantes para o alcance dos objetivos e na estruturação do planejamento financeiro.

Dentre inúmeros benefícios, fazer uma transição de carreira com a ajuda do Coaching oferece um melhor planejamento das mudanças, definição clara dos objetivos da nova carreira, reconhecimento da missão e propósito de vida, identificação das insatisfações ou de motivadores no trabalho, uma maior segurança para iniciar a nova carreira.

Jaqueline Moura, Life Coach.