10 DICAS DE COMO SER UM BOM LÍDER.

A liderança é uma competência que qualquer pessoa pode desenvolver. Um líder de sucesso é que aquele que entende de pessoas, sabe se comunicar, motivar e engajar sua equipe e que conhece os pontos fortes e os pontos de melhoria de cada um e que busca sempre desenvolvê-los e melhorar cada vez mais. Para desenvolver a liderança, existem muitas ferramentas e dicas que podemos utilizar, abaixo temos 10 dicas:

1- Autoconhecimento: o líder que não se conhece não sabe o que tem de bom para oferecer para sua equipe e muito menos consegue identificar o que precisa melhorar. Talvez não saiba como reage às situações e o que o faz perder o equilíbrio ou por qual motivo não gosta de determinados comportamentos e a maneira correta de agir diante deles.


2 – Inteligência emocional: um líder lida o tempo todo com pessoas, com emoções, com problemas, com situações adversas e se não desenvolver a habilidades da inteligência emocional não saberá como lidar consigo mesmo, com os outros e principalmente com as situações, poderá explodir e descarregar no seu liderado ou absorver, somatizar e adoecer.


3 – Administração do tempo: saber gerenciar suas atividades, ter tempo para seus liderados, administrar sua vida pessoal e profissional, cuidar da saúde e ser um exemplo para sua equipe.


4 – Delegar tarefas: se faz necessário confiar na sua equipe e oferecer desafios para desenvolvê-los e parte desses desafios se faz delegando tarefas, transferindo responsabilidades


5 – Administrar conflitos: onde existem pessoas reunidas, pensamentos e personalidades diferentes, consequentemente existirá conflitos. O líder precisa compreender a raiz do conflito, a forma correta de lidar com ele, tirar proveito e aprendizado da situação e criar soluções. O conflito não pode ser impedido de existir, mas ele pode ser administrado.


6 – Comunicar-se: a comunicação é uma arma muito poderosa, através dela é possível levar pessoas a fazerem grandes coisas. O líder precisa saber se comunicar com sua equipe, a comunicação de suas expectativas, de seus pensamentos, mas também saber a forma correta, o tom e a linguagem correta para utilizar. Uma comunicação clara evita ruídos, erros, interpretações e principalmente desmotivação. Ofereça feedback constante e peça também, desta forma você desenvolve uma comunicação forte e de confiança mútua.


7 – Desenvolver o capital humano: o líder tem como obrigação desenvolver as pessoas da sua equipe, identificar seu potencial e desenvolver, criar sucessores. Desta forma ele garante que as pessoas da sua equipe cresçam motivadas e façam a empresa crescer. Prepare e desenvolva novos líderes. Exerça o papel de Coach, faça pessoas irem além das suas perspectivas.


8 – Aprimore-se constantemente: um líder precisa se atualizar, reciclar o tempo todo. Todo ser humano precisa melhorar em algo e todo profissional tem sempre algo a crescer, admitir isso e buscar essa melhoria para oferecer sempre o melhor para sua equipe faz do líder um diferencial.

 

9 – Conheça o que motiva sua equipe: é importante saber os objetivos, sonhos, metas, dificuldades e necessidades de cada membro da sua equipe. Não é possível motivar alguém, é possível e necessário oferecer estímulos que mantenham as pessoas motivadas. E apenas conhecendo as pessoas a fundo é possível compreender quais são esses estímulos e utilizá-los adequadamente.


10 – Ter flexibilidade: saber lidar com mudanças e com as diferenças é primordial para um líder pois o mercado está em constante mudança e evolução e o líder precisa ser flexível e saber se adequar diante do cenário e das necessidades. Precisa também auxiliar seus liderados neste processo de mudança e saber lidar com os diferentes perfis da sua equipe.

Jaqueline Moura, Life Coach.