CINCOACHING PARA PROFISSIONAIS DE RH

No universo do RH, o Coaching é uma poderosa metodologia, pois oferece muitos benefícios para as organizações e seus funcionários como o desenvolvimento pessoal, emocional e profissional, melhoraria da comunicação, melhoria dos relacionamentos, permite otimizar os processos, gerenciar melhor o tempo e desenvolver a liderança.
Através do Coaching o profissional de RH consegue desenvolver uma melhor percepção do comportamento de cada funcionário na empresa, podendo identificar a raiz de determinados problemas e desenvolver estratégias assertivas para solucioná-los. Podendo também identificar o potencial dos colaboradores e desenvolver suas habilidades.

Os profissionais de RH são responsáveis por fazer com que as pessoas gerem resultado nas empresas, para isso ele precisa entender de pessoas, comportamentos e necessidades, além das diversidades de perfis e gerações que são encontradas nas empresas. Muitas vezes se faz necessário que o RH faça o colaborador sair da sua zona de conforto, desenvolvê-lo, oferecer desafios, mostrar seus talentos. Através das ferramentas de Coaching é possível identificar as potencialidades de cada pessoa, desenvolver seus talentos, fazer as pessoas crescerem e consequentemente a empresa também.

O Coaching também possibilita ao profissional de RH desenvolver uma comunicação assertiva na empresa, fortalecendo as relações entre os colaboradores, entre as equipes, gestão, alinhando as informações, além de criar uma imagem sólida da instituição
Nem sempre as pessoas estão preparadas para cargos de responsabilidade, é necessário sempre uma análise para identificar os pontos necessários para melhoria e uma conscientização da necessidade desse desenvolvimento constante. O setor de Recursos Humanos precisa saber identificar talentos e desenvolvê-los. É preciso lapidar determinados talentos para gerar na empresa profissionais eficazes. Treinar os líderes, desenvolver seu potencial é algo necessário para uma empresa obter sucesso. Formar líderes inspiradores, que estimulam sua equipe a buscar sempre mais.

Diante das exigências do mercado, as habilidades técnicas não são mais um diferencial competitivo, o que as empresas buscam nos profissionais são habilidades comportamentais que o façam um profissional de excelência. Características como flexibilidade, adaptabilidade, poder de oratória, poder de persuasão, objetividade, criatividade, liderança, motivação, capacidade de relacionamentos é o que faz a diferença nas empresas. Essas habilidades podem ser identificadas e desenvolvidas através das ferramentas de Coaching.

Existem profissionais com muito potencial, no entanto muitas vezes se deparam com dificuldades como uma má comunicação, dificuldade de se relacionar com pessoas de perfis diferentes, dificuldade de gerir seu tempo e suas atividades, falta de planejamento, desmotivação. Frequentemente o setor de RH está buscando ferramentas para melhorar o nível de motivação dos funcionários, uma vez que exerce extrema importância nos resultados dos mesmos. Pesquisas de clima organizacional podem fornecer dados relevantes para que pontos negativos e pontos positivos sejam diagnosticados e avaliados, e através do processo de Coaching é possível trabalhar o real motivo dessa desmotivação, fazer o funcionário enxergar o sentido do seu trabalho, seus objetivos, sua importância na empresa ou até mesmo fazê-lo tomar a decisão de mudar seu comportamento.

O Coaching tem foco no desenvolvimento de pessoas, seja no âmbito pessoal, profissional, emocional, financeiro, familiar, etc., e unindo essa poderosa metodologia com os objetivos e habilidades de um profissional de RH, é possível levar equipes e empresas ao sucesso e à excelência nos seus resultados.

Jaqueline Moura, Life Coach.