O QUE É COACHING?

Coaching é um processo sistematizado que utiliza de várias áreas do conhecimento, como: Programação Neurolinguística – PNL, Psicologia Positiva, Neurociência, Filosofia, Sociologia, Andragogia, dentre outras, com o objetivo de conduzir o cliente, denominado Coachee, ao atingimento de seu objetivo.

 

Em algumas definições de Coaching, menciona-se que o método aumenta a performance de pessoas e de empresas e, quando se fala em empresas, deve-se entender que são seus líderes a nível estratégico.

 

O que não é Coaching

 

O Coaching tem uma especificidade que o difere de metodologias como: Consultoria, Aconselhamento, Mentoring, Terapia, dentre outras, que é a condução através de perguntas.

 

Quem muda o mundo não são as respostas, e sim as perguntas, pois nós já temos todas as respostas que precisamos para termos sucesso. Sabemos que para perdermos peso, devemos gastar mais calorias que ingerimos, mas temos comportamentos sabotadores.

 

O método

 

O Coaching é um método de mudança de comportamentos, através de ressignificação de crenças que limitam nosso potencial, crenças estas, que são chamadas de interferências pelo timothy gallwey, considerado o pai do Coaching Moderno e criador da The Inner Game Scool. O Tim nos deixou um grande legado, dentre eles, a seguinte frase: “A rosa é uma rosa desde o momento em que é uma semente até o momento em que morre. No seu interior, em todos os momentos, ela contém todo o seu potencial. Ela está em constante processo de mudança, e cada estado, em seu devido momento, é perfeitamente correto”.

 

Segundo Sócrates, considerado o primeiro Coaching da história, nos ensinou que devemos clarificar nossas percepções através do que verdadeiramente valorizados, só assim conseguiremos tomar decisões mais acertadas.

 

Quantas vezes você estudou sobre suas emoções? E sobre a estruturação de seus pensamentos?

 

Acabamos por estudar assuntos que nem chegamos a utilizar em nossa vida adulta, enquanto nos privamos de conhecimentos sobre pensamentos. As emoções que moldam nosso comportamento que são os verdadeiros responsáveis por nossos resultados.

 

Para que possamos transformar o mundo exterior, primeiramente precisamos transformar o mundo interior. Prestando mais atenção a nossos pensamentos e nossas emoções, compreendendo nosso padrão de comportamento, conseguimos ter um progresso extraordinário nos principais pilares de nossa vida.

 

Nilton Costa

1
Olá! Em que posso ajudar?
Powered by