05 TÉCNICAS DE PERSUASÃO

Você sabe o que é persuasão?

A palavra origina-se do latim “persuadere” cujo significado pode ser descrito como “levar a acreditar, a ter uma opinião”. De acordo com o dicionário: “certeza fortemente estabelecida; convicção”.

Podemos dizer que persuasão é uma estratégia comunicativa para fazer com que o outro apoie uma conduta, uma teoria, uma crença e aceite uma ideia, uma atitude ou mesmo realize uma ação induzido por alguém. Tal técnica pode ser utilizada com argumentos verídicos ou não, lógicos, emocionais ou simbólicos. Tem por objetivo impactar pessoas a acreditarem na ideia de quem vos fala e/ou a fazerem o que está sendo proposto.

Segue abaixo “05 Técnicas de Persuasão” que podemos utilizar cotidianamente ao nosso favor ou mesmo em prol de objetivos específicos.

Técnica 01: Reciprocidade. Quando fazemos algo por alguém geramos no outro, automaticamente, o sentimento de necessidade de retribuição. Antecipar um favor faz com que o outro esteja mais disponível para realizar determinada atividade que iremos solicitar ou a concordar com ideias que iremos compartilhar.

Técnica 02: Autoridade. Nada melhor que falar com quem entende do assunto. Mostre que você domina o assunto, apresente informações que comprovem o que está sendo dito. Tal ação permite que você demonstre senso de autoridade e as pessoas acreditem no que está dizendo.

Técnica 03: Afeição. Utilizar-se de simpatia, amizade e linguagem similar a do outro ajuda a criar, desenvolver, o sentimento de afeição para que ao compartilhar ideias possa haver identificação com as mesmas. Tal ação permite conexão e proximidade com o outro.

Técnica 04: Coerência. Observe o discurso utilizado para que tudo que seja dito tenha lógica e faça sentido. Contradizer-se é algo que faz perder a credibilidade e pode colocar tudo a perder.

Técnica 05: Escassez. Gerar no outro o sentimento de última oportunidade, urgência, automaticamente faz com que o mesmo tenha receio por não mais ter acesso àquilo e então decida por aproveitar tal oportunidade.  

Autoconhecimento e autoconfiança são fundamentais para o desenvolvimento da persuasão. As técnicas de persuasão podem ser desenvolvidas com estudos, treinamentos, análises, estratégias e revisão das atuações. Desenvolver inteligência emocional e desprender-se da opinião de terceiros permite que você minimize sentimentos de medo e vergonha que possam aparecer como limitadores para a sua prática. Utilizar-se de clareza e objetividade na comunicação e linguagem corporal adequada para conexão e rapport são também técnicas importantes de persuasão.

Seja você. Acredite em você. Se permita descobrir coisas novas!” (Helena Gabriela)

Helena Gabriela, Life Coach.