DESCUBRA SEU SISTEMA REPRESENTACIONAL

O sistema representacional é a forma como as pessoas se comunicam com o mundo exterior, para processar as informações sobre o que está acontecendo em torno delas, ou seja, é a forma com que ela aprende, absorve as informações a sua volta, se expressa, se comunica e ensina.

Existem 4 tipos de sistemas representacionais: os auditivos, os visuais, os cinestésicos e os digitais. Cada um se comunica, interage e aprende de forma diferente, utilizando recursos diferentes para absorver as informações.

Digital: São indivíduos que ouvem e entendem. Se caracterizam por estudar as ideias para descobrir se fazem sentido e estão sempre dialogando internamente. O aluno digital faz muitas perguntas e precisa de muita informação. Possuem dificuldade para se concentrar e, por isso, a leitura é um ponto fraco.

Cinestésico : É aquela pessoa que identifica e percebe as coisas por meio do contato, aprende fazendo, por envolvimento direto, do contato do corpo e da experimentação. São intuitivas e  preferem ir logo para a ação. Gosta de abraçar, dançar e sentir e valoriza o clima do ambiente, o uso de sentimento de palavras ou frases, o tom de voz. Gosta de colocar a mão na massa. São alunos que precisam entender o conteúdo através da prática e não conseguem passar muito tempo parados.

Auditivo: São aqueles que gostam de ouvir as outras pessoas. Aprendem preferencialmente a partir da escuta e gostam de desfrutar do silêncio.  Um auditivo valoriza explicação oral, gosta de ouvir história, não presta atenção nas ilustrações.

Visual: São os indivíduos que conseguem as informações e identificam as coisas por meio da visão. Elas têm uma excelente memória fotográfica. Quem é visual prefere ler e estudar sozinho a perguntar ou depender de outra pessoa. Observa demonstrações; gosta de ler e imaginar as cenas no livro; tem boa concentração; rápido na compreensão.

Compreendendo as diferenças de cada um, fica claro que aprendemos de formas diferentes, sendo assim, uma  aula baseada numa metodologia tradicional de ensino, focada na memorização de procedimentos não será efetiva para todos, se faz necessário utilizar vários recursos para tornar o conteúdo atrativo e acessível a todos os perfis.

Identificar o seu tipo de sistema representacional predominante é primordial para melhorar seus resultados, seja no aprendizado de uma formação, um curso novo, ou principalmente no aprendizado corporativo de novos procedimentos, de mudanças, de novas informações. Desta forma, se gasta menos energia e tempo para aprender algo e esse aprendizado se torna mais efetivo.

Esta informação faz parte do processo de autoconhecimento, que pode nos ajudar a melhorar nossa comunicação e nosso relacionamento, além de reduzir nossas dificuldades em compreender e absorver determinadas informações.

Um coach é o profissional preparado para auxiliar nesta descoberta, podendo não só identificar o perfil predominante, como sugerir formas de maximizar nossos resultados utilizando técnicas e estratégias mais adequadas para cada perfil de aprendizagem.

Jaqueline Moura, Life Coach.