TÉCNICA POMODORO, PARA QUE SERVE?

A Técnica Pomodoro é um método para melhorar a administração do tempo e das atividades. Esse método utiliza um cronômetro para determinar o tempo dedicado a cada tarefa em 25 minutos, esses 25 minutos são chamados de pomodoro. Após a finalização da tarefa em 25 minutos é realizado um intervalo de 5 minutos.

A técnica é simples, prática e efetiva e pode ser realizada em 6 etapas:

1 – Escolha uma tarefa que você quer realizar e anote;

2 – Programe o Cronômetro por 25 minutos;

3 – Realize a tarefa até o alarme  tocar – Se no meio da tarefa lembrar de algo ou surgir alguma demanda, escreva em um papel e só inicie esta nova demanda depois da tarefa finalizada.

4 – Quando o cronômetro tocar, tique a atividade realizada da lista;

5 – Faça um intervalo de 5 minutos;

6 – A cada 4 pomodoros, faça um intervalo de 30 minutos.

A técnica Pomodoro pode ser usada por estudantes ou profissionais que estejam com dificuldade de concentração e produtividade, pessoas que tendem a procrastinar muito ou até mesmo pessoas com ansiedade por não conseguirem organizar ou realizar suas atividades.

A técnica foi desenvolvida em 1988 pelo italiano Francisco Cirillo e permite saber a quantidade de atividades que são feitas e a qualidade, além de identificar o que está atrapalhando a realização das tarefas.

Durante o tempo de descanso, é importante não fazer nada voltado para a atividade que está realizando ou que requeira muito esforço mental, para que a mente possa reorganizar e integrar o que foi aprendido e possibilitar novas ideias. No intervalo, você pode comer, beber água, fazer uma ligação, falar com alguém, tomar um café, acessar as redes sociais ou relaxar da forma que achar melhor. Após este intervalo a mente estará relaxada para no próximo Pomodoro dar o seu melhor esforço.

É importante anotar toda vez que for interrompido por algo ou alguém. As interrupções podem ser internas (pensar em algo que tire o foco, sentir fome, ir ao banheiro, etc) ou externas (alguém te chamar, um barulho de celular, um e-mail chegando, uma demanda surgindo). Anotando todo tipo de interrupção, você poderá medir quantas vezes e em quais situações precisou parar uma atividade e descobrir o que tira sua concentração e foco.

A utilização da Técnica Pomodoro oferece muitos benefícios, entre eles:

  • Descobrir quanto esforço e tempo gasta em cada atividade;
  • Diminuir suas interrupções e aumentar o foco;
  • Curtir melhor o seu tempo de descanso;
  • Reduzir a ansiedade e o nível de estresse;
  • Criar disciplina e organização;
  • Reforçar a determinação para atingir os objetivos;
  • Aumentar a produtividade e qualidade do trabalho;
  • Melhora a gestão de tempo;
  • Aumenta a concentração nas tarefas;

Jaqueline Moura, Life coach.