TÉCNICAS PARA FALAR EM PÚBLICO

Aprender a falar em público pode ser o diferencial, para a vida profissional e pessoal.

Em um mundo globalizado e cheio de especializações, cada vez mais trabalhamos em equipes, o que pressupõe expor as ideias ou status de atividades em público. Muitas vezes para um público desconhecido, não muito receptivo ou impaciente. Fatores como estes, podem provocar nervosismo e insegurança.

Mesmo conhecendo bem o assunto, podemos não conseguir expor o tema da melhor forma, ou ainda, nem conseguir expor.

O medo de falar em público, em sua grande maioria, está relacionado  diversas crenças, tais como: “não sei me comunicar bem”,  “as pessoas não entendem quando falo”, “ falo rápido / ou baixo demais”.

Crenças que podem ter surgido quando ainda crianças , como por exemplo, em uma apresentação da escola, quando percebe seus colegas rindo e cochichando  de sua performance, criando o auto julgamento que você  foi um fiasco.

Ou ainda na vida adulta, quando nas reuniões da empresa, seu chefe sempre completa suas frases, ou tenta “explicar” o que você acabou de dizer. Alimentando assim, a crença de que a plateia não consegue entender o que você fala, pois você não sabe de expressar de forma clara.

Desta forma, muitas pessoas sentem-se desconfortáveis e incompetentes para falar diante de um grupo de ouvintes, sejam este conhecidos ou não. A questão toda é ter todos aqueles olhares inquisitórios sobre si, atentos aos menores gestos, prontos para criticar e deixa-lo numa situação ainda mais constrangedora.

Em tempos de trabalho home office, as reuniões on line, podem ser ainda mais desafiadoras. Sua imagem e voz poderão estar expostas a um número maior de pessoas, trazendo ainda mais tensão,  insegurança e medo.

A boa notícia, é que é possível dominar o medo de falar em público. Ninguém nasce sabendo, é tentando, errando e tentando de novo que se atinge os níveis desejados desta arte de se comunicar.

Lembre-se que se um bebezinho desistisse de andar logo no primeiro tombo, todos nós estaríamos engatinhando por aí.

Vamos a algumas dicas que podem ajudar nesta trajetória:

1 – Não se exija demais, seja você mesmo e não se compare aos grande oradores. Poderemos ter pessoas com mais ou menos dificuldades, porém, a arte de falar em público, pode ser dominada por todos.

2 – Respiração. Faça um exercício de respiração para ajudar na entonação e concentração. Busque estar no momento presente.

3 – Sorria. O poder do sorriso não pode ser subestimado, ele é capaz de deixar sua fala mais acolhedora. O cérebro humano é tão atento ao sorriso, que é capaz de discernir diversos tipos de sorrisos mesmo que esteja apenas escutando a voz. Ou seja , sorria ao telefone também.

4 – Esteja preparado. Estruture o texto, perguntas, estude o seu tema e assuntos relacionados. Em caso de palestra, pratique, grave, reveja seus erros e os corrija, e mais uma vez pratique.

5 – Tudo precisa ter início, meio e fim. Facilite o entendimento de seu público. Apresente seu assunto, desenvolva a problemática e suas soluções, e então, encerre o assunto.  Quanto mais organizadas suas ideias, mais claro soam.

6 – Postura. Saiba que a linguagem corporal é quase tão importante quanto ao tema que você quer passar. Tire as mão do bolso, imposte a voz, deixe as palavras saírem com clareza. Não cruze os braços e mantenha o contato visual com seu público, o que cria empatia, rapport e segurança.

7 – Conheça seu público. Sempre que possível, busque conhecer características do público. Faixa etária, conhecimento técnico do assunto, e tudo mais que conseguir de informações. Quanto mãos conhecimento do público, mais fácil de ficar à vontade com eles. Se tiver a oportunidade de adaptar o discurso para o público, maior a chance de estabelecer melhor sintonia com ele.

8 – Use recursos multimídia. Uma apresentação do power point é sempre certeira, mas não adianta enche-la de textos, quem deve passar as informações é você. Pense em imagens e vídeos que podem demonstrar o que você está falando. Os recursos quando bem utilizados, facilitam a mensagem a ser captada.

9 – Busque ajuda profissional. Em caso de bloqueios extremos, ou até mesmo para quem deseja aprimorar as técnicas para falar em público, poderá buscar bons profissionais no mercado, que poderão ser  grande contribuição para desenvolvimento desta pratica.

Bom, aqui ficaram algumas dicas para ajudar a perder o medo de falar em público, mas sem duvida que a melhor forma de aprender é treinar.

Use todas as oportunidades que lhe aparecerem e treine sem medo de errar.

Não leve seus temores tão a sério. Mesmo que o seu discurso não saia como planejado, sempre haverá novas oportunidades.

Aceite a possibilidade de falhar como parte do processo de aprendizado, tanto na vida profissional quanto  na pessoal.

Como diria o Nobel da Paz, Nelson Mandela: “O homem corajoso não é aquele que não sente medo, mas aquele que consegue superá-lo”.

Elisabete Freitas, Life Coach

1
Olá! Em que posso ajudar?
Powered by