QUAL A DIFERENÇA ENTRE COACH, COACHING E COACHEE?

Você já deve ter ouvido falar em Coach, Coaching e talvez até em Coachee, mas talvez não saiba diferenciar estas palavras, compreender os seus respectivos significados. Então, vamos cuidar disso agora mesmo. Quero convidar você a continuar comigo nessa leitura e clarificar esses termos. Você topa?

Se você continua aqui, é porque a resposta é sim. Gratidão!

Bom, vamos imaginar que você está em uma academia, fazendo exercícios físicos com um profissional formado, ele estudou para, alinhado com você, orientar quais exercícios você deverá fazer para alcançar os seus objetivos, sejam de saúde, estéticos e/ou psicológicos. Assim, podemos dizer que o professor é o Coach, o treinamento, os exercícios, que é a metodologia, é o Coaching e você que é o cliente é o Coachee.

Outro exemplo, podemos imaginar que um paciente procura um serviço de saúde para tratar uma condição. Lá ele encontrará um médico que irá orientá-lo para alcançar o seu objetivo, seja para prevenir uma doença, melhorar a saúde ou recuperar-se de uma doença. O Coach neste exemplo é o médico, o Coaching é o tratamento, as orientações  que o médico passou para o paciente seguir para alcançar os resultados que almeja, dentro das suas possibilidades e, o paciente ou cliente, como preferir, é o Coachee.

Então, Médicos e Profissionais de Educação Física são Coaches? Não necessariamente. Coaches é o plural da palavra Coach. Para tornar-se um Coach você precisa fazer uma formação, ter um certificado, que te habilite a utilizar a Metodologia Coaching. Qualquer pessoa pode realizar esta formação, desde que esteja aberta a mudanças e a novos conhecimentos.

Todas as pessoas e profissões podem se beneficiar com a aplicabilidade da Metodologia Coaching, que utiliza técnicas e ferramentas para clarificar os objetivos do Coachee para que alcance os resultados almejados com maior brevidade. O processo de Coaching consiste em perguntas capazes de desenvolver consciência e propor ações que aproximem os resultados.   

A palavra Coach em inglês significa treinador, professor que orienta um aluno em um assunto específico, porém, em português, possui um significado um pouco diferente e está associado ao que falamos anteriormente. Embora não seja considerada uma Ciência, a Metodologia Coaching utiliza conhecimentos, ferramentas e técnicas de várias Ciências como Administração, Psicologia, Neurociência, entre outras.

O Coaching pode ser utilizado tanto no âmbito pessoal como no âmbito profissional de forma mais específica, embora haja uma interrelação. Assim, existe formações direcionadas para quem deseja atuar com segmentos relacionados a cada âmbito. Sendo possível buscar um Coaching Pessoal ou um Coaching Profissional, a depender do que se deseja alcançar.

O Coach Pessoal irá trabalhar questões como relacionamentos, nutrição, família, espiritualidade, finanças, entre outros. Enquanto que o Coaching Profissional estará mais ligado às questões corporativas, empresariais, executivas como carreira, recrutamento, liderança, vendas, empreendimento, entre outros. Consequentemente cada um pode trabalhar com o que mais se identifica.

Há várias escolas de formação em Coaching. Como estamos no Blog da Federação Internacional de Desenvolvimento Humano-FIDH, vou utilizá-la como exemplo. Podemos dizer, para facilitar a compreensão, que há a Graduação, a Pós-Graduação (Mestrado) e o Doutorado em Coaching, formações específicas e opcionais para aprofundamento que podem ser direcionadas aos âmbitos citados anteriormente.

 A FIDH oferece, como o que seria Graduação, o Certified Professional Life Coach-CPLC, como o que seria Pós-Graduação (Mestrado), o Certified Advanced Life Coach-CALC, mais voltado às questões pessoais, e o Certified Professional Executive Coach-CPEC, voltado às questões mais profissionais, e o que seria o Doutorado, o Certified Professional Master Coach-CPMC, que é o Coach habilitado para formar Coaches.

Agora que você compreende o significado de cada termo pode buscar mais informações direcionadas ao que procura. Você que ser um Coach? Busque formações. Você precisa de um Coach? Busque um que possa te ajudar. Não Conhece um Coach? No site da FIDH há uma lista de Coaches, formados pela FIDH, que sentirão prazer em te ajudar, caso seja do seu interesse.

Seja você. Acredite em você. Se permita descobrir coisas novas!” (Helena Gabriela)

Helena Gabriela, Life Coach.

1
Olá! Em que posso ajudar?
Powered by