10 DICAS PARA UMA QUARENTENA MAIS LEVE E PRODUTIVA

Vivemos em tempo de distanciamento social, devido a pandemia do corona vírus, e muito tem-se falado sobre as consequências e  necessidade de afastamento das atividades funcionais, educativas e sociais, evitando aglomerações, permanecendo o máximo de tempo possível dentro de casa.

De fato, nossa sociedade não está acostumada em ficar tanto tempo dentro de casa, em quarentena, alterando e adaptando sua rotina, muitas vezes compartilhada com outros membros da família.

Mas vamos com calma, esta situação é temporária, e devemos tomar lições dessa fase, para que haja crescimento humano. Então, se liga nessas dicas para uma quarentena mais leve e produtiva.

Dica 1 – Organize o seu dia

Não perca tempo, não deixe o dia a dia impactar você, ainda que na quarentena você tenha um dia com horários bem flexíveis, organize-se. Planeje o que deve ser feito, estabeleça tarefas e horários, para que ao fim do dia, possa estar satisfeito com o seu empenho.

Dica 2 – Renove as energias do seu lar

Além das recomendações de higiene pessoal e limpeza da casa, atente-se com os fluídos que circulam no seu lar. Organize cada cantinho da casa, deixando-a mais aconchegante, afinal, é o local onde você deverá curtir a quarentena por 24 horas diariamente (ainda por tempo indeterminado).

Ah, e lembre-se que uma boa energia contagia a todos.

Dica 3 – Divirta-se

Coloque em dia aquele livro que estava no canto do armário, assista séries e filmes, escute músicas (cante e dance). A ideia de se divertir é para que se desconecte um pouco da realidade formal. Então permitir-se!

Dica 4 – Exercite-se

Evite o sedentarismo se exercitando, pois é uma das coisas que fortalece o sistema imunológico. Você pode fazer alongamentos, abdominais, agachamentos, flexões, subir escadas… Não precisa de tanto esforço, faça de forma moderada, o importante é se movimentar.

Dica 5 – Alimente-se bem

Já que tem uma rotina mais flexível, caia na cozinha para inovar, testar receitas ou explorar seus dotes culinários. Se você não tem tanta intimidade com a cozinha, pode pedir kit de comidinhas saudáveis para manter a alimentação correta.

Ah, lembre-se de manter em dia as vitaminas C e D para o funcionamento perfeito do organismo, equilibrando os nutrientes, mantendo os ossos fortes e uma saúde de ferro.

Dica 6 – Cuide da mente

Mantenha-se livre do estresse e da ansiedade, não permita que habitem seu barco, já que você é o próprio comandante.

Distraia-se de todas as formas possíveis, inclusive, elevando seus pensamentos, silenciando sempre que possível, ou preciso for. O tédio pode te procurar por onde estiver, mas o lugar mais seguro é dentro de si mesmo.

Dica 7 – Tenha a “Hora da família”

Essa é o momento de se unir aos outros confinados (kkkkkkk). Invente brincadeiras, troque conversas e histórias, faça carinho nos pets, use a criatividade.

Mas caso você esteja só (literalmente), pode reservar esse tempo para fazer uma ligação e estreitar os laços de relacionamento.

Dica 8 – Consuma dos pequenos negócios

Você é trabalhador independente ou conhece alguém que depende somente da renda autônoma?

Pequenos empresários têm sido bastante afetados com essa quarentena. Portanto, coloque-se no lugar do outro, crie uma rede colaborativa, estimule a criatividade e fortaleça os pequenos negócios.

Não é momento de desespero, é tempo de perseverar, reinventar e se adaptar.

Dica 9 – Pense no futuro

Você precisou mudar seus planos por conta do isolamento social?

Não desanime, isso vai passar!

Como falei, não é hora de perder tempo. Dentro das suas 24 horas do dia, tire um período para reconstruir seu mapa do futuro.

Dica 10 – Viva intensamente

Viva o presente, viva o agora. Não espere mais um dia para aproveitar sua família, ligar para seus amigos, brincar com seu animal de estimação, cuidar de si próprio. Durma, reflita, dance, desenhe, trabalhe… transborde a solidariedade em todas as esferas, intra ou interpessoal. Aproveite o dia de hoje para criar situações que vai se orgulhar-se de viver.

Mariane Valença , Life Coach.

1
Olá! Em que posso ajudar?
Powered by