10 FILMES EXTRAORDINÁRIOS PARA REFLETIR NA QUARENTENA

Olá, nesse período difícil que estamos passando e com certeza vamos vencer, temos que ter algumas atitudes que, mesmo não concordando, temos que segui-las baseadas nas orientações dos órgãos competentes. Uma dessas atitudes é a de isolamento para diminuirmos as chances de termos contato com o vírus. Popularmente chamamos de QUARENTENA, mesmo que não tenha 40 dias exatos.

Para aproveitarmos, esse  tempo livre quando temos, listamos aqui 10 filmes extraordinários para refletirmos e aprendemos um pouco mais nesse período em que temos a oportunidade de não ficarmos parados no tempo e podemos aprender um pouco mais, mesmo que em alguns filmes as estórias não sejam reais, essas ficções podem nos trazer inúmeras lições.

10. A SOMA DE TODOS OS MEDOS – 2002

Esse filme de 2002, apesar de ser baseado em um romance, nos mostra a pura e boa espionagem entre Americanos e Russos, que estão prestes a iniciarem a terceira guerra mundial.

Podemos ter várias visões deste bom filme que nos traz a sensação de que as conspirações acontecem todos os dias, inclusive uma deve estar acontecendo nesse momento em que você lê esse texto. Alguns até falam que o COVID 19 foi uma ação de conspiração da China contra o mundo.

Mas, aonde sugerimos uma reflexão neste filme? Líderes devem ser bem assessorados e estes assessores devem ter, entre outras qualidades, o famoso CHA para R.

CONHECIMENTO

HABILIDADE                      ——————>      Resultado

ATITUDE

Ainda acrescentamos que devemos, SEMPRE, ter network e bom relacionamento em todos os setores que estamos responsáveis e até em nossos concorrentes. A junção de tudo isso, quando pessoas tem crenças e valores parecidos a possibilidade de resultado positivo é muito grande, mesmo em momentos de extrema dificuldade, pressão e urgência de tomada de decisão. Devemos levar esses ensinamentos para o nosso dia a dia.

Para refletirmos:  Inteligência Emocional, Muito Conhecimento, Habilidade, Muita Atitude e um grande Resultado.

9. HOMENS DE HONRA – 2000

Até onde vai sua determinação para atingir um objetivo? Esse é um clássico! Que filme!

Um jovem negro que tem o sonho de ser mergulhador da Marinha, e para isso enfrenta Almirantes, Capitães e uma Marinha totalmente divida em classes de acordo com a cor da pele.

Mesmo com essas dificuldades e com um sargento que era seu pior pesadelo o jovem consegue se formar contra tudo e contra todos. Porém em sua primeira missão ele, em ato heroico, sofre um grave acidente que o impedirá de continuar sua carreira. Porém não foi isso que ele acreditou e, de novo contra quase tudo e quase todos, quase? Quase sim, pois para continuar seu sonho, agora numa jornada muito mais difícil ele conta com o Sargento que era seu pesadelo, agora como maior treinador, um coach, em que a cada dia de luta e treinamento seus limites sejam superados. Final de deixar todos sem piscar.

Assista e responda a você mesmo; Até onde vai sua determinação para atingir seu objetivo?

Dê 10 passos!!!!!

Para refletirmos: Foco, Determinação, Persistência, Liderança, Quebra de cultura, Muita Atitude e um grande Resultado.

8. LÁGRIMAS DO SOL – 2003

Não tem uma vez que não assista esse filme e não chore!!! Fantástica interpretação de Bruce Willis como o Tenente que recebe a missão de salvar uma médica Americana em um país africano cuja Guerra Civil acabou de explodir. Na verdade, não é uma guerra civil e sim um Genocídio arquitetado por um grupo rebelde que é de outra etnia, que usa de atitudes desumanas para eliminar o povo da outra etnia atuando em um massacre sem tamanho. O que o tenente não contava é que a Médica se recusa a ir embora sem seus pacientes e ajudantes e sobra para o Tenente e sua pequena equipe de GRANDES GUERREIROS defender estas e outras pessoas que encontram no caminho para retirá-los dessa perseguição de sangue e morte.

Nossa reflexão nesse filme deve ser baseada na visão de que cada um de nós, pode e deve fazer algo pelo próximo, principalmente quando esta ação vai de apoio ao BEM contra o MAL. Muitas vezes colocamos a culpa de algo mal no “coisa ruim”, quando na verdade são os homens que tem esta atitude negativa e muitas vezes maligna, mas sempre colocamos a culpa no outro lá!!!

Temos inúmeros exemplos que o mal nos persegue, da bíblia quando Paulo escreve aos Romanos, a citações de filósofos, escritores e até em filmes. Mas o que importa mesmo é que devemos ser luz nas trevas e sempre, sempre fazer o bem. Todos nós temos um lado puro nossa Selfie 2 que age como coração e mesmo que a Selfie 1 venha com a razão e em algumas vezes essa razão trás o mal que temos em nós, devemos sempre buscar o bem, trabalhar o bem, exercitar o bem, fortalecer o bem, e principalmente ALIMENTAR O BEM!!!.

Vamos conversar sobre isso mais a frente falando sobre um filme do momento que está tocando intensamente em nós o amor puro e verdadeiro, que vem somado a rios de lágrimas. Mas, não vamos dar spoilers. Seguimos com a lista, porém antes de concluir esta reflexão, deixo aqui a frase do fim do filme e a linda canção de libertação que o filme traz, e vez por outra eu escuto para me lembrar que tempos difíceis vão existir, mas que a vitória é libertadora. Um grande mentor, Nilton Costa, diz que; “A dor é obrigatória, mas o sofrimento é opcional.”

“Para que o mal prevaleça basta que os bons não façam nada”. (Edumund Burke)

Para refletirmos: Empatia, Liderança, Equilíbrio Emocional, Persistência e MISSÃO.

7. DE REPENTE É AMOR – 2005

Tem que ter um romance nessa quarentena, principalmente para vermos juntinhos com a pessoa que amamos. Porque indico esse romance e não outros medalhões, como Titanic, Cidade dos Anjos; o qual a música tema IRIS é linda, dentre outros?

Indico esse filme justamente pela leveza que um romance deve ter na minha opinião.

Eles começam o filme em uma relação meio louca, em que ao mesmo tempo em que estão se conhecendo, eles vivenciam a paixão explosiva. Mas, devido a terem planos diferentes acabam se separando. Porém a vida trata de fazer com que eles se encontrem novamente e mesmo tão diferentes vivam o amor na intensidade ideal, sem cobranças e medos, por crenças e valores diferentes. O final é surpreendente.

O que mais gosto nesse filme? Comédia, trilha sonora, relação leve e sem o peso que muitas vezes o romance quer que tenhamos. Que seja alegre enquanto dure e que dure para sempre.

Já basta de Romeus e Julietas e Shaskepears Apaixonados!!!

6. DUELO DE TITÃS – 2000

Um dos meus filmes favoritos!!!!

Esse filme de história real se passa nos EUA em um período de extremo conflito racial em que para amenizar o dano social a Secretaria de Educação resolve unir 2 escolas em 1, estas escolas são justamente a de Negros com a de Brancos, mas o problema não está apenas na junção, está principalmente nos 2 melhores times de Futebol Americano da Região em que cada escola tem. Quem vai treiná-los? Como vão jogar juntos? Eles vão jogar juntos? Várias perguntas e poucas respostas, e para piorar a situação, a secretaria de educação transfere um técnico de outro estado para ser o técnico principal e que tem uma grande singularidade; Ele é negro. Porém a escola dos brancos tem nada mais nada menos do que o grande e renomado treinador da região, um dos melhores do país, e ele é rebaixado a treinador auxiliar.

Porém o treinador negro tem GRANDES HABILIDADES, tais como; Liderança, Gestão de Conflitos, Analise Comportamental, dentre outras, que faz com que; não apenas o time, mas a escola e a cidade sejam contagiadas pela quebra de crenças e valores e principalmente das relações criadas entre os atletas que fazem com que o racismo venha abaixo.

Filme excelente para aprendermos sobre liderar, gerir conflitos, desenvolver pessoas e ter metas e objetivos, somados a um bom planejamento, persistência, foco e união, o resultado é surpreendente!!!

Amo a trilha sonora e a filha do treinador branco.

Para refletirmos: Empatia, Liderança, quebra de paradigmas e preconceito, Planejamento, persistência e foco no resultado. 

5. COACH CARTER, TREINO PARA A VIDA – 2005

Outro grande filme que une esporte e educação. Grande atuação de Samuel L. Jackson no papel de um treinador de basquete que vai lecionar na escola pública o qual ele mesmo estudou na periferia.

Ele traz consigo a visão de treinar aqueles garotos não apenas para um jogo e sim para a vida. De dar o melhor sempre, buscar a excelência e a melhoria contínua. Vemos uma liderança firme e focada em resultado, utilizando de diversas técnicas em que podemos observar um trabalho de CHOACHING fantástico.

O filme nos faz refletir sobre; rapport, agir (Aprendemos fazendo), respeitar o outro e se colocar no seu mundo e finalmente extrair o melhor que temos em cada um de nós.

“Desenvolver pessoas é provavelmente a maior missão de um líder” (Eligleidson Lopes)

Para refletirmos: Liderança, Quebra de cultura, Trabalho em equipe, Planejamento, Persistência e foco no resultado.

4. PODER ALÉM DA VIDA – 2006

Grannnnnnnde filme de Coaching. Confesso que me encantei com esse filme e ele mexeu muito comigo e com minha inteligência emocional.

A visão de como enxergamos as coisas na nossa mente está totalmente errada quando os pensamentos sabotadores vivem nos importunando sempre nos traz angústias e medos e fazem com que nunca tenhamos sucesso. Porém o que me deixa feliz é que na medida que o filme avança e os valores e crenças são colocados a prova pelo Ginasta através de um trabalho fantástico de um COACH vemos que podemos ter uma inteligência emocional fantástico e mesmo que os pensamentos sabotadores queiram nos derrotar, nós temos o controle de nossos pensamentos e assim sendo nossas escolhas e atitudes nos levam a uma grande mudança para o mundo e principalmente para nós mesmo, podendo nos fazer atingir o impossível!!!

Tenho 30 frases e pensamentos desse filme que se transformaram em um mantra diário, um a cada dia, para meu desenvolvimento e controle emocional.

“É difícil, mas eu preciso.” Todos nós precisamos!!! Use o seu PODER!!!!

Para refletirmos: Liderança, Quebra de crenças, Mudança de valores, e muitas frases de reflexão para extrairmos o melhor de nós.

3. O ESTAGIÁRIO – 2015

Esse é bom!!!

Traz inúmeras lições sobre vida profissional, coach, desafios e quebras de paradigmas e crenças. Fortalece valores.

Uma grande empresa dos dias DIGITAIS atuais abre um processo seletivo para pessoas da terceira idade, prefiro chamar de IDADE FELIZ, pois nesse mundo se chegarmos aos 70, 80 anos ficarei muito feliz, para trabalhar como estagiários.

Um senhor de 70 anos se candidata e é selecionado, mesmo sem saber o que é uma entrada USB,  ele embarca de cabeça em um novo mundo, e graças a uma coisa que falta em muitas pessoas em  muitas empresas hoje em dia ele tem de sobra:

HUMILDADE , VONTADE DE APRENDER, FALAR QUANDO NECESSÁRIO, OBSERVAR TUDO, SER “INXIRIDO”, é assim mesmo que quero escrever, QUANDO NECESSITA, GRANDE EXPERIÊNCIA, DE VIDA E PROFISSIONAL.

Logo o sucesso é total.

Como toda empresa que cresce rápido,  a do filme atingiu em 18 meses o planejado para 5 anos, tem problemas em todos, todos os setores, e sua diretora (gosto muito da gestão de mulheres),  está super atarefada por não dividir, e ter um grande senso de reponsabilidade individual, que a torna uma EMPRESidiária, atrapalhando os negócios e sua vida pessoal.

Este senhor começa um trabalho de desenvolvimento, baseado na relação interpessoal com esta diretora, bem mais nova que ele, semelhante  um processo de coaching, que faz com que a diretora mude totalmente sua gestão na empresa e tenha vida além empresa, deixando de ser EMPRESidiária, para ser EMPREENDEDORA da sua vida pessoal e no trabalho.

A motivação e alegria demonstrada pelo senhor de 70 anos contagia todos aqueles que estão ao seu redor!!!

Tenhamos isto como lições para o nosso dia a dia em casa e no trabalho, podemos gerir as duas coisas e bem. Devemos ouvir os mais experientes, quebrar paradigmas e preconceitos.

Para refletirmos: Mentoria, Quebra de cultura e paradigmas, Coaching, organização empresarial e gestão do tempo.

2. MILAGRE NA CELA 7 – 2019

Você chora vendo filmes? Não?

Se prepare; nesse você vai chorar!

Se sim se prepare mais ainda, seus vizinhos podem bater a sua porta perguntando se alguma torneira está aberta e vazando.

Citei esse filme na sugestão de filme 8. Lágrimas do Sol. Vamos ver em cada cena desse filme a pureza de uma criança, e o amor na mais singela forma de existir; como diz DJAVAN;

“…Um amor tão puro que nem sabe a força que tem…”

Relação vivida entre um Pai que tem déficit de raciocínio e sua linda filha, a qual é INJUSTAMENTE interrompida por um infortuno e injusto acontecimento.

A relação é interrompida, mas o amor…

…o amor cresce e cresce muito.

Existe sofrimento? Sim existe. Existe injustiça? Sim e muita, mas existe uma coisa que transcende as dores desse mundo, EXISTE O AMOR NA SUA MAIS BELA FORMA!!!

Vemos nesse filme fortemente que independente dos erros que cometemos ou que possamos cometer, todos, todos nós temos um lado BOM e devemos colocar o máximo para fora. O amor muda as pessoas, podemos observar isso no filme entre os presos e alguns policiais.

O próprio apostolo Paulo em sua Carta aos Coríntios diz;

Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, eu nada seria.

Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.

Vale cada segundo de filme assistido, e se você ainda não viu, assista, MAS ASSISTA ATÉ O FINAL, e se encha de amor!!!!

LINGO LINGO!!!

*Estou chorando

Para refletirmos Empatia, Liderança e mudança de valores através das relações pessoais e do amor transmitido por elas.

1. PATCH ADAMS O AMOR É CONTAGIANTE – 1998

Nunca um filme do século passado foi atual como agora.

Esse filme é lindo de assistir e deveria ser obrigatório no último ano de formatura de médicos, enfermeiros e profissionais de saúde em geral.

O filme nos ensina que, independente, da função que estamos desenvolvendo, devemos ter EMPATIA e AMOR AO PRÓXIMO, AMAR AQUILO QUE NOS PROPOMOS A FAZER e a DAR O NOSSO MELHOR SEMPRE e isso é o que muitos profissionais de saúde estão demonstrando nesse momento quando abdicam de si pelo próximo.

O filme nos mostra uma visão de coaching em que devemos sempre cuidar de nossas crenças negativas e desenvolver nossos valores, sempre trabalhando a esperança de dias melhores.

No filme o personagem traz a seguinte afirmação;

“Queria ser médico para ajudar o próximo. Por causa disso, perdi tudo. Mas também ganhei tudo. Compartilhei das vidas de pacientes e pessoal do hospital. Rimos e choramos juntos. Quero dedicar minha vida a isso.”

Mesmo que você tenha assistido o filme, assista novamente e depois ligue, ligue e/ou mande mensagem pra alguém da sua família que está lá agora, para algum amigo seu que está lá agora, para um conhecido, ou até um desconhecido que você encontrar na rua mas identifique  que é um profissional de serviço essencial nesse momento, ASG´s, Enfermeiros, Médicos, Etc. Diga o quanto eles são importantes e valorizamos o seu trabalho.

Deixe esse vírus te contagiar, não esse ruim, mas CONTAGIE-SE DO VÍRUS DO AMOR. Siga a orientação do maior Coach que já existiu;

“AME AO PRÓXIMO COMO A VOCÊ MESMO”

Para refletirmos: Empatia, Liderança, Inteligência e equilíbrio Emocional, C.H.A., Persistência e MISSÃO.

Fico por aqui, espero que goste da lista.

Vou me inundar de coisas boas, vou me inundar de EMPATIA, SOLIDARIEDADE, CONHECIMENTO, HABILIDADE, ATITUDE, FOCO, RESULTADO, LIDERANÇA, HUMILDADE e principalmente; AMOR!!!!

 Ame mais e seja sempre amado!!!

 

Eigleidson Lopes , Life Coach.

1
Olá! Em que posso ajudar?
Powered by