A IMPORTÂNCIA DE COMPARTILHAR CONHECIMENTO

Pergunte para algumas pessoas, se elas gostariam de ganhar um curso totalmente gratuito de pós-graduação na melhor instituição de ensino da região e veja quantos irão demonstrar interesse. Creio que todos. Agora faça um pouco diferente, pergunte para alguns especialistas ativos no mercado se eles aceitam ser bem pagos para ensinar tudo o que sabem para uma turma de alunos interessados. Será que todos aceitariam? Creio que não, mesmo sendo bem pagos. Sabe por quê? É sobre isso que vamos falar.

Muitas pessoas acreditam que o conhecimento deve ser protegido ao invés de compartilhado. E por que elas creem nisso? Porque elas têm medo. Medo que outras pessoas tenham acesso ao mesmo conhecimento e que isso acabe afetando suas vidas de forma social, econômica e emocional.

Podemos destacar também que a falta de conhecimento sobre o comportamento humano reforça esse medo. A mente humana é uma máquina poderosa, mais complexa do que qualquer computador já construído pelo homem, com inúmeras codificações, comandos e funções. Dentro do nosso poderoso cérebro, o conhecimento deixa de ser o fator único de sucesso e torna-se uma das variáveis responsáveis pela condução de nossas ações. Sendo assim, podemos concluir que pessoas com conhecimentos iguais podem simplesmente ter resultados completamente diferentes, visto que cada pessoa terá seu próprio modo de processar informações.

O cérebro é como um maestro conduzindo uma orquestra. Nossos conhecimentos, habilidades, sentimentos, comportamentos, e até mesmo as mais variadas experiências de vida, todos esses fatores são instrumentos da nossa mente. Quando entendemos que o conhecimento de forma isolada não consegue ser o responsável pelo nosso sucesso, passamos a ter um olhar mais solidário com o conhecimento que possuímos.

Compartilhar conhecimento demonstra segurança intelectual de quem faz, além de muita responsabilidade social. Ajudar outras pessoas a adquirirem conhecimento é uma forma de contribuir com a humanidade, além de aperfeiçoar-se de forma diferente, pois quem ensina também está desenvolvendo a si próprio.

Para termos sucesso, o conhecimento precisa estar alinhado com nossa mente. Sem que haja essa interação harmônica, não teremos sucesso e seremos dominados pelo nosso medo ao invés de assumir o controle.

Hugo Farias, Life Coach.

1
Olá! Em que posso ajudar?
Powered by