DIFERENÇA ENTRE CHEFE x LÍDER

Será que você é um líder? Você já se fez essa pergunta?

Para alguns é fácil responder, para outros nem tanto.

Antes que você responda para si mesmo, eu te pergunto;

Qual a diferença entre chefe e Líder?

 

O Chefe inspira MEDO, o Líder ENTUSIASMO!

O Chefe diz EU, o líder diz NÓS!

O Chefe se preocupa com COISAS, o Líder com PESSOAS!

O Chefe vê apenas o HOJE, o Líder VISLUMBRA o AMANHÃ! 

No livro Pipeline da Liderança observamos que o líder tem dentre suas habilidades a humildade de estar sempre em aprendizado, buscando através de benchmarking, network e atualização de técnicas e métodos conhecimentos que facilitem a principal característica de um líder; DESENVOLVER PESSOAS!!!

O Chefe, ao contrário do líder, não desenvolve ninguém nem se desenvolve.  Não busca o conhecimento, está tão preso em olhar para o seu próprio umbigo, que não enxerga que na ação de desenvolver pessoas, ele mesmo está se desenvolvendo. Preocupa-se apenas em cobrar, cobrar, cobrar e criticar o quê e como foi feito.

O líder observa ao seu redor, desenvolve suas habilidades e analisa o passado, para entender o presente e assim se preparar para o futuro, lembrando sempre que; o AGORA é mais importante. O Chefe vive preso ao passado e suas crenças negativas sempre culpando outros pelo seu insucesso.

Um líder eventualmente tem que ser chefe, mas um chefe nem eventualmente será líder.

Um líder sabe liderar e ser liderado. O Chefe acha que é único e indispensável ao serviço o qual exerce, enquanto o bom líder é aquele que tudo transcorre normalmente mesmo ele não estando presente em todos os momentos. Um líder tem como uma grande qualidade a de OUVIR, ouvir outros, ouvir sua equipe e as sugestões de melhoria as quais lhe são propostas, analisando e dando feedback. Um Líder comemora os resultados e mesmo quando esses resultados não são conforme planejado ele avalia, replaneja e motiva sua equipe a alcançar esses resultados novamente.

Mas, se você está achando que não é um líder, não se desespere!!! Não entraremos no debate de que;  ”Um Líder já nasce líder” ou que “Um líder não pode ser desenvolvido”.

Portanto, analise suas atitudes e pensamentos em relação a sua equipe e a você mesmo. Busque o conhecimento e as características de um líder. Atualize-se, realize benchmarking e faça muito, muito network, afinal; “network é uma ferramenta de grande valor”.

E se você quiser aprofundar seu conhecimento e se desenvolver assista filmes e leia livros, tais como:

FILMES:

Coach Carter, Treino para a vida – 2005

Duelo de Titãs – 2000

Coração Valente – 1995

LIVROS:

James Hunter, O MONGE E O EXECUTIVO (1998) – A Essência sobre Liderança!!!

Mesmo sendo de 1998 este livro continua atualizado e irá ajudá-lo no seu entendimento do que é liderança na sua essência.

James Hunter, COMO SE TORNAR UM LÍDER SERVIDOR (2004) – Os Princípios da liderança servidora!!!

Esse livro irá lhe apresentar as técnicas que foram aprendidas durante o treinamento no mosteiro no livro O MONGE E O EXECUTIVO, sendo colocadas em prática no dia a dia de trabalho.

Ram Charan; Stephen Drotter; James Noel, PIPELINE DE LIDERANÇA (2000) – As 6 transições do líder completo!!!

Esse livro irá apresentar para você a trajetória que um líder completo pode, e deve percorrer.

E, para concluirmos vamos apresentar a melhor definição de um grande líder na nossa visão;

“O grande líder é aquele que está disposto a desenvolver pessoas até o ponto em que eventualmente o ultrapasse em conhecimento e habilidade.” (Fred Manske)

Então vamos ao aprendizado; “Seja um líder, desenvolva pessoas.”

Eligleidson Lopes, Life Coach.

1
Olá! Em que posso ajudar?
Powered by