A IMPORTÂNCIA DA AUTOACEITAÇÃO

A autoaceitação está muito relacionada a autoestima, que diz respeito ao conjunto de nossas emoções e valores. É como nos vemos e respeitamos nosso modo de ser, se conhecer é indispensável para o progresso de qualquer pessoa, pois é acreditando em nós mesmos, que conseguimos realizar metas, objetivos e sonhos, inclusive, permitir-se ser você mesmo. 

Autoaceitação é ter a consciência de quem você é, entendendo suas qualidades e os seus defeitos, ponderando o que há de positivo e negativo.

Para chegar ao nível da autoaceitação, precisamos gerar um movimento de conhecimento intrínseco, que é quando você se conhece a fundo. 
Por muitas vezes, nesse momento, encaramos uma parte negativa de nós mesmos, mas é necessário aprender a construir diálogos positivos, para a qualquer sinal de falha escutarmos nossa voz de incentivo e transformação. Independente de erros e acertos, o importante é você reconhecer o que deve ser melhorado e potencializado.

Agora, para fortalecer a importância da autoaceitação, te deixo com 3 ensinamentos.

O primeiro ensinamento é: Esforce-se e liberte-se. Não fuja do que verdadeiramente pode ser libertador ao seu conhecimento e crescimento pessoal, íntimo e singular, unicamente ser, seja observador da própria essência e circunstâncias.

O segundo ensinamento é que você deve considerar as suas qualidades. Quando evidentes, serão tão fortes, que nem lembrará da sua sombra.

O terceiro ensinamento é lembrar que você é humano. Portanto olhe para dentro de si constantemente e se redescubra. Despir-se como pessoa, se expor como sujeito coletivamente indispensável ao mundo (mostre para que veio independente do cenário), entendendo que não precisa ser perfeito, basta ser você mesmo, na presença de tantas cobranças sociais.

Por fim, é preciso somente colocar energia e humildade para desfrutar das mais prazerosas oportunidades de felicidade, assim, criando um pleno estado de aceitação.
 

Mariane Valença, Life Coach.