METODOLOGIA COACHING PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE

A Metodologia Coaching não é uma Ciência, trata-se da utilização de técnicas e ferramentas que permitem gerar ações que viabilizam o alcance de resultados. E, para alcançar resultados, é necessário que objetivos sejam traçados previamente. Pode-se então dizer que os objetivos são as metas almejadas, seja na área pessoal, profissional, emocional, espiritual, nos relacionamentos, entre outras. Assim, como para qualquer outra área, a Metodologia Coaching pode ser utilizada pelos Profissionais de Saúde.

Nos diversos ambientes do Setor Saúde, que diferente do Coaching, trata-se de Ciência, encontram-se profissionais em posições de Líderes e de Liderados. E é comum encontrar profissionais que sabem o que tem que fazer, tem competência técnica e científica para fazer e ainda assim, não fazem o que são pagos para fazer. Isto pode indicar um desalinhamento entre crenças e valores, e os propósitos individuais e coletivos podem não estar claros ou não ser congruentes com os da Empresa em que se trabalha.

Pensando pelo lado profissional, se um Líder ou um Liderado conhece e aplica a Metodologia Coaching, infere-se que fica mais fácil conduzir os processos e trabalhar com ações focadas nos objetivos para alcançar os resultados com maior brevidade. Redefinindo e realinhando os contextos sempre que necessário, minimizando, desta forma, as interferências que distanciam, postergam a conquista dos resultados.

Como os Profissionais de Saúde são aqueles que trabalham com a vida, cenários de saúde e doença, e para prestar um serviço cada vez mais qualificado precisam estar atentos às mudanças e atuar buscando melhoria contínua, a adaptação aos diferentes cenários propostos na vivência cotidiana é fundamental. Trabalhar com ferramentas, métricas, ações pensadas e planejadas clarificam as atividades e permitem a tomada de consciência para o alcance dos resultados.

Sabe-se que o Setor Saúde é crescente, e por tratar-se de vidas, direta ou indiretamente, qualidade comprovada tem sido essencial. Deste modo, os Serviços de Saúde vêm buscando Certificações Nacionais e Internacionais de Qualidade para assegurar que seus serviços são prestados com embasamento científico para garantir segurança para os profissionais e principalmente para os seus clientes, o que, consequentemente, é capaz de trazer melhor retorno financeiro, lucro, para as Empresas.

Um Líder com formação em Coaching tem oportunidade de tornar-se extraordinário, prosperar e direcionar sua equipe para alcançar resultados com propósito e leveza. Já o Liderado com formação em Coaching é capaz de se compreender no contexto atual, vislumbrar objetivos com propósito, perceber o Líder e até ajudá-lo com o conhecimento adquirido, sendo também um Líder em seu cenário real.

Assim, a formação em Coaching é indicada para todas as pessoas que buscam compreensão, mudança, melhoria em uma ou mais áreas das citadas no início desse texto, seja para desenvolver-se e/ou contribuir com o desenvolvimento do outro. Conhecimento é algo ímpar. Cada um é capaz de adquirir o mesmo conhecimento e transformá-lo imediatamente, dando significados únicos para os próprios contextos de vida, e isto é extraordinário!

A capacidade de autoconhecimento e autodesenvolvimento é transformadora, isto pode ser despertado e/ou intensificado em uma formação em Coaching. Desta forma, Profissionais de Saúde podem ser ainda mais diferenciados no mercado de trabalho com esta formação, fazendo realmente a diferença em seus diversos contextos e áreas da vida.

Seja você. Acredite em você. Se permita descobrir coisas novas!

Helena Gabriela, Life Coach.

1
Olá! Em que posso ajudar?
Powered by