O QUE É RESILIÊNCIA

Busquei o significado da palavra resiliência, e o que mais fez sentido para mim neste momento, diz que é a capacidade do individuo lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir a pressão de situações desafiadoras, sem entrar em surto psicológico, emocional ou físico, encontrando soluções para enfrentar e superar as adversidades.

Entendo que é a forma de condicionar a mente para tolerar os pensamentos assustadores, e conseguir esquivar-se do sofrimento ao entender que a dor fará, inevitavelmente, parte da trajetória da vida.

Manter o otimismo e lidar com as emoções, parece difícil né? Principalmente em tempos de crise e insegurança, como o que estamos vivendo, não só no Brasil, mas no mundo. Quem nunca desejou fechar e abrir os olhos e ver a situação desafiadora solucionada, sem ter que fazer um grande esforço, para manter a sanidade, o animo e disposição,  e ainda, buscar solução para o que se apresenta como um tubarão faminto prestes a te devorar.

Como erguer a cabeça, e enfrentar o imenso mar revolto que se forma a sua frente. E como dizem: “Mares calmos, não fazem bons marinheiros”. Sempre me lembro desta frase, a cada tempestade que se forma a minha frente.

Uma forma de ser resiliente, é sempre perguntar : “O que tenho a aprender com esta situação? “, e “Como esta situação poderá ser benéfica para minha vida”, ou ainda “Como esta situação influenciará minha vida nos próximos 2 , 3 ou 5 anos?”

Nos últimos anos, aprendi que os desafios fazem parte da vida de todos nós, e a escolha está sempre em nossas mãos. Posso sentar, chorar, gritar, me fazer de vítima, e considerar que nada de bom existe. Ou entender que por traz de cada grande problema, pode existir a oportunidade de aprendizado e crescimento.

E se esta for a oportunidade para me reinventar? De então reconhecer meus limites e ir além?

Como posso me ampliar a cada novo desafio, agindo com autoconfiança, persistência e criatividade?  

Como posso buscar o equilíbrio emocional, sem me agredir, respeitando minhas limitações dentro do meu processo evolutivo?

Em algum momento de nossas vidas, seja no setor profissional ou pessoal, iremos nos deparar com situações desconhecidas e desafiadoras. Teremos que aprender com nossos erros, nos perdoar, entender que estamos em evolução  a cada dia,  com ânimo e alegria seguir em frente em busca de nossos objetivos, e como diz a canção: “Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”.

Elisabete Freitas, Life Coach.