QUAIS AS ÁREAS DE ATUAÇÃO DE UM COACH?
Antes de responder essa pergunta, é importante ter claro em nossa mente qual é a função de um profissional de Coach.
 

Coach é o profissional responsável por aplicar o processo de Coaching nas pessoas que contratam seus serviços, os contratantes são denominados Coachee. O Coach tem como principal função ajudar o Coachee a atingir seus objetivos, clareando o estado atual e auxiliando através de técnicas e ferramenta a alcançarem juntos o estado desejado.

 Agora que sabemos como é o trabalho de um Coach, podemos seguir com a resposta para pergunta inicial dessa postagem. Quais as áreas de atuação de um Coach?

Algumas áreas de atuação já estão bem definidas no mercado de Coaching e contam com vários profissionais especializados em suas áreas de atuação. Abaixo temos alguns exemplos de áreas de atuação divididas por especialização.

Life Coach:

Essa especialização tem como foco a capacitação e o desenvolvimento do Coachee para que ele possa atingir seus objetivos pessoais.

Áreas de atuação:

  • Coach de Relacionamentos / Vida / Adolescentes / Crianças;
  • Coach Vocacional / Carreira / Estudos / Concursos;
  • Coach de Saúde / Emagrecimento;

Executive Coach:

O Executive tem como foco o mercado de negócios, é uma especialização voltada para capacitação executiva e empresarial.

Áreas de atuação:

  • Coach de Comunicação / Vendas / Liderança;
  • Coach Financeiro / Planejamento / Gestão / Negócios;

Master Coach:

Entre as especializações existentes, o Master Coach está no topo, sendo o último nível de especialização nessa área. Para um Coach possuir um certificado de Master Coach, ele precisa ter em seu currículo todas as outras especializações. A especialização de Master Coach é destinada para profissionais que desejam trabalhar como formadores de Coach ou montar seus próprios institutos de treinamento e formação em Coaching.

Áreas de atuação:

  • Coach de Treinamento / Formação;

 Em resumo, o Coach irá atuar como um treinador, guiando o Coachee através do processo de Coaching em direção ao objetivo determinado. Dentro do que foi explicado, desde que exista um objetivo bem definido e que esse objetivo seja mensurado de forma clara, podemos aplicar o Coaching nas mais diversas áreas.

Atualmente existem no Brasil várias instituições que ministram cursos de formação em Coaching. Caso exista o interesse de buscar uma dessas instituições, é importante verificar se elas são certificadas pelos órgãos de referência mundial em Coaching, garantindo a qualidade do curso e do ensino aos seus alunos. Segue abaixo três dos órgãos e institutos mais bem conceituados no mundo do Coaching.

ICC – International Coaching Council

https://www.international-coaching-council.com/

ICF – International Coach Federation

https://www.icfbrasil.org/

BCI – Behavioral Coaching Institute

https://www.behavioral-coaching-institute.com/

“Nilton Costa, Presidente da Federação Internacional de Desenvolvimento Humano, é um dos 09 Advanced Master Coaches do Brasil, formado diretamente pelo Behavioral Coach Institute – BCI (SIN), Membro do International Coaching Council – ICC (EUA) e do International Coach Federation – ICF (EUA), Head Trainer IFT, Hipnólogo clínico (SBH), Consultor de empresas em todo o território nacional e considerado um dos maiores especialistas em desenvolvimento humano do País.” 

Hugo Farias, Life Coach. 

 
1
Olá! Em que posso ajudar?
Powered by