VOCÊ BUSCA AFILIAÇÃO?

Você busca afiliações?

Qual grupo você pertence?

O Coaching é um processo que auxilia no alcance de objetivos sejam eles pessoais ou profissionais. Para isso se faz necessário muitas vezes que mudanças sejam realizadas, uma vez que não se pode alcançar resultados diferentes fazendo as mesmas coisas, agindo da mesma maneira. Para esse processo o Coaching trabalha o autoconhecimento, a identificação de talentos, habilidades, pontos fortes, pontos de melhoria, identificação de valores, crenças e motivações.

Segundo Albert Einstein, “os problemas que enfrentamos não podem ser resolvidos no mesmo nível de pensamento em que estávamos quando os criamos. É necessário subir a um nível mais alto”. E para compreender melhor este cenário, utilizamos os Níveis Neurológicos, são os níveis onde acontecem os aprendizados e o desenvolvimento, criado por Robert Dilts com base no trabalho de Gregory Batson. 

O principal objetivo da pirâmide dos níveis neurológicos é demonstrar a hierarquia do ser humano para a compreensão do desenvolvimento de missão, propósito, visão, valores e legado. Utilizando e compreendendo os níveis adequadamente, será possível reorganizar a vida dando sentido às suas ações, potencializando os seus resultados e alcançando seus sonhos de forma consciente e assertiva.

Os níveis da Pirâmide são:

1º nível – Ambiente: refere-se ao meio onde estamos inseridos, relaciona-se com tudo que está à nossa volta e que influencia diretamente em nossas ações. Por exemplo, o local de trabalho ou local onde vive. 

2º nível – Comportamento: está ligado as ações e reações, que normalmente são influenciadas pelo ambiente onde nos encontramos, hábitos, padrões comportamentais ou a forma de desempenhar atividades.

3º nível – Capacidades e Habilidades: envolve as estratégias, habilidades e capacidades pelas quais o indivíduo se comporta dentro de seu ambiente. Estratégias cognitivas e habilidades tais como: aprendizado, memória, tomada de decisão e criatividade, etc.

4º nível – Crenças e Valores: refere-se aquilo em que acreditamos sobre nós mesmos, e como interfere nos nossos resultados. Nossos valores e crenças reforçam a nossa motivação e determinam o significado dos nossos objetivos. Reconhecer os valores e crenças permiti chegar no objetivo com mais  consciência e assertividade.

5º nível – Identidade: relaciona-se com a nossa missão de vida, e tudo aquilo que tange o autoconhecimento, o motivo da nossa existência.

6º nível – Afiliação: refere-se com quem nos relacionamos e compartilhamos nossas conquistas, intimidades, segredos, sonhos, fracassos, nossos conhecimento. Tem a ver com a sensação de pertencimento e como o indivíduo está inserido no meio ao qual pertence. O senso de contribuição, de ser cada vez melhor e oferecer o melhor de si para quem está a sua volta está sempre presente.

7º nível – Legado: está ligado ao nosso desenvolvimento espiritual, ao nosso propósito de vida, ao que deixaremos para o mundo e para as pessoas por onde passamos.

Através dos níveis neurológicos podemos ter consciência e clareza do por que ou quando agimos de determinada forma, estando assim mais abertos a mudanças de comportamentos e consequentemente o alcance dos objetivos.

Num processo de emagrecimento por exemplo, trabalhando o nível de afiliação é possível definir a que grupo de pessoas você quer fazer parte, neste caso ao grupo de pessoas saudáveis e que cuidam da saúde e do corpo, desta forma é possível modificar hábitos e comportamentos de uma forma mais fácil e evitando sabotagens.

Quando o processo de aprendizagem acontece nos níveis mais elevados da pirâmide do processo evolutivo, mais efetivas e duradouras serão as mudanças. As mudanças em níveis mais altos como o da Identidade, 

Ao subir em direção do topo da pirâmide podemos identificar nossos valores, rever nossas crenças, nossas habilidades e as que precisamos desenvolver, nossas capacidades e comportamentos e compreender o ambiente onde estamos inseridos, e o quanto ele nos afeta. Mudanças que ocorrem no nível de afiliação são mais  efetivas e duradouras porque o indivíduo  terá uma visão de si mesmo e do universo, podendo ressignificar  ambientes, mudar comportamentos e estará mais  propenso a desenvolver novas habilidades e estratégias.

Jaqueline Moura, Life Coach.

1
Olá! Em que posso ajudar?
Powered by