05 DICAS! PARA TER UMA DISCIPLINA DIÁRIA

05 DICAS! Para ter uma disciplina diária.

Disciplina é uma palavra muito utilizada nos dias atuais, seja no trabalho, em sua casa, nas escolas e universidades, em geral, todos a utilizam de forma a conseguir seus objetivos. Há uma frase muito famosa, que fala sobre este tópico: “A distância entre o sonho e a realidade, chama- se disciplina”. O grande detalhe é que todos acham que a disciplina é coisa que os adultos tem que passar para as crianças… hummm… e se o adulto não tiver disciplina, o que pode transmitir?! Vamos em frente.

O que um mais velho pode ensinar, o mais novo poderá aprender, a recíproca é verdadeira, basta ser humano!

Você já teve a sensação de que está fazendo tudo certinho e nada acontece dentro do que você esperava, ou ainda que não adiante executar planos se as coisas se mostram como pura sorte? Pois bem, daí está a necessidade de saber disciplina e não apenas tê-la!

Será mesmo que todos que se utilizam desta palavra estão com a ideia correta do que é ter disciplina? Se for para a definição literal teremos como sinônimos expressões de “obediência às regras, aos superiores ou a regulamentos”, porém há muito o que conhecer sobre a disciplina, executar tarefas propostas em tempos planejados, pode não te levar ao sucesso necessariamente, mesmo você tendo entendido que teve a “disciplina” para chegar no objetivo traçado.

Bem, como todos sabem, muitos falam que tem disciplina em suas atividades, pois conseguem executar que está de fato planejado em suas tarefas diárias, e muitos também reclamam que estão cansados após estas verdadeiras batalhas, o esforço é muito maior do que a condição de obtê-la (a realização de um propósito) com felicidade. Fica evidente que nem todos que fazem todas as suas tarefas com disciplina tem por final a sua satisfação, ou seja, não alcançam o que querem, mais satisfazem os que receberam os benefícios de seus esforços. Será que a disciplina pode nos tornar melhores? Ou apenas tornam as coisas melhores para os outros?

Vamos lá, pensamos um pouco… algumas questões devem ser colocadas em transparência para que a disciplina não seja uma coisa que todos, só de ouvi, já questionam e falam que para nada serve, que é chato, e que não te fará nada diferente perante você e os outros. Mas o que você tem feito sobre este entendimento? Apenas reclama? Não acredita que funcione? Que só serve

para militares e para os perfis metódicos de viver? Não é fácil responder perguntas assim quando você olha para “fora”, não utiliza o espelho da sua mente, ou até mesmo quando vive no mundo alheio. Não tenha medo de encarar esta realidade, pois no mundo atual, poucos fazem da disciplina um campo do “EU”, que visa olhar “o tudo posso, quando estou disposto a pagar o preço”. Sacrifícios são necessários, nada vem de graça. É pertinente dizer que esforço não é sinônimo de sucesso, agora conhecer seu potencial é certeza de muitas conquistas.

Mas voltando ao entendimento da disciplina, o que de fato tenho que fazer para ter uma disciplina que me facilite as conquistas e me transforme numa pessoa melhor, além lógico, de fazer a minha vida uma cadeia de melhorias diárias. Seguir um lema “Eu estou bem, todos estamos bem”.

Para se conseguir este feito, algumas dicas são relevantes e aqui vamos citar 5 delas, com suas respectivas ideias que podem te levar a uma disciplina em grande nível pessoal, com áreas que vão desde a natureza da crença até suas emoções.

Vamos lá, começamos com a primeira dica:

1 – Liste suas atividades que você gostaria de executar com sucesso.

Entenda uma lista como algo que você tem para fazer diariamente, exemplo:

1 – Não posso chegar atrasado no trabalho. Tenho que chegar no horário!

  1. a)  Durmo bem?
  2. b)  Acordo cedo?
  3. c)  Minhas roupas estão arrumadas?
  4. d)  Que horas tenho que acordar?
  5. e)  Quanto tempo tomo banho?
  6. f)  Quanto tempo levo para tomar café?
  7. g)  Pego condução? Qual o horário?

Com estas perguntas você consegue saber o que está de fato dando errado fazendo você chegar atrasado no trabalho.

2 – Trace nesta lista, em cada item, o tempo em que deseja conquistar cada um.

Todos os itens devem ter bases temporais, para que não fique sem uma referência após sua decisão, continuado o exemplo de chegar atrasado:

  1. a)  Que horas devo dormir?
  2. b)  Quanto tempo de sono devo ter?
  3. c)  Quanto tempo levo para me arrumar para sair?
  4. d)  Quanto tempo levo para ir da minha casa até a parada de ônibus?

Desta forma você traçou alguns horários para serem cumpridos, e com pequenas variações pode ser feito sem muito stress. No começo é difícil, mas esteja firme com corpo e mente trabalhando juntos.

3 – Faça uma segunda lista em cada item, com o que precisa para alcançar cada objetivo.

Nesta dica temos o fundamento das ligações externas que interferem no caminhar, atrapalhando as ações que traçamos, chamamos de “pedras no caminho”, segue no exemplo:

  1. a)  Porque não consigo dormir no horário?
  2. b)  Porque estou com insônia?
  3. c)  O que não me deixa sair no horário de casa?
  4. d)  Preciso sair mais cedo de casa para evitar perder o ônibus?

Lembre que você deve controlar suas ações e não as dos outros, pensar sempre em fazer o melhor para atingir as suas necessidades diárias, ser melhor cada dia. Procure ver os impactantes e adapte-se para conseguir o melhor para você. Não utilizar pessoas como escadas, mas aprenda com elas.

4 – Revise todo dia a sua lista

Todos os dias, é preciso revisar o que foi feito. Avaliar cada item de sua lista. Entender como você está funcionando com este novo jeito de ser. Você olhando para você mesmo, pode parecer estranho, mas é esta a finalidade da autodisciplina, se conhecer todo dia. Voltamos ao exemplo:

  1. a)  Consegui Dormir três dias no horário e outros dias não
  2. b)  Cheguei atrasado apenas um dia nesta semana
  3. c)  Fui elogiado dois dias seguidos por atender os objetivos diários nesta semana
  4. d)  Todos os dias consigo saber das notícias no ônibus
  5. e)  Descobrir que tem três pessoas que fazem academia e pegam ônibus comigo

Algumas informações adicionais podem surgir dentro deste período, e muitas descobertas virão em conjunto. Revisar seus objetivos pode ampliar suas ações como desejo de crescimento, neste caso, se surgir novas ações, sempre volte para a dica número 1.

5 – Se algum item atrasou, não desista, aprenda com o que deu errado e refaça.

Todo inicio é dolorido, as recusas serão grandes, porém nada fora do comum quando falamos em melhoria de vida, não é? Pois bem, “Rise up”, e siga em frente, observando o que está errado, analisando e retomando o rumo, no exemplo citamos:

  1. a)  Tive uma festa e terminei acordando tarde, atrasei. Poderia sair mais cedo da festa?
  2. b)  Perdi o ônibus, passou mais cedo. Qual o intervalo seguro para ele passar?
  3. c)  Ônibus quebrou! Meus amigos da parada podem “rachar” um UBER?
  4. d)  Meu chefe não está muito feliz hoje. Poderia conversar com ele sem levar problemas

    neste momento.

Para todo problema há uma oportunidade, sempre coloque esta frase em seu portifólio de vida, encarar adversidades é o normal do ser humano, e como muitos dizem: “quando você sai de casa todo dia, queres ser a pessoa que chora ou o que vende lenços”. Pense bastante sobre a disciplina como algo que você tem que fazer todo dia para um propósito feliz e não mais uma ferramenta de trabalho que te ajudará a executar tarefas, tem que cumprir seus objetivos, e estes têm que te fazer feliz e transformar a vida dos outros por consequência!

Mantenha este ciclo todos os dias e verás que coisas mudarão em sua vida, e você não vai lembrar da palavra disciplina, pois vai viver de forma tão apaixonada por si mesmo e pelas conclusões, que tudo parecerá normal. Não entenda como sorte, mas como conhecimento de si mesmo. Autodisciplina tenha e seja uma pessoa extraordinária!!!!

Vladimir Pessoa Mesquita, Life coach.